Alameda das abelhas nativas sem ferrão

Histórico da escola

A Cidade de São Caetano do Sul está situada na região metropolitana da grande São Paulo, ocupando uma área de 15.331 km² e tem uma população aproximada de ‎160.275 habitantes. Totalmente urbanizada, a cidade não possui reservas florestais ou grandes áreas verdes. Foi a partir daí que a administração municipal (na época Dr. Luiz Olinto Tortorello) criou o Parque Botânico “Presidente Jânio da Silva Quadros”, instituindo a Escola Municipal de Ecologia com estas palavras: “O menor Município do Brasil em área geográfica contribui com este parque no ano internacional do Meio Ambiente, agasalhando a Escola de Ecologia. Buscando com isso perfeita integração na comunidade internacional” (25 de abril 1992).

Ocupando uma área de aproximadamente 23.000 m², num espaço totalmente readequado paisagisticamente; hoje a EME está regulamentada e estruturada para receber visitas diariamente, desenvolvendo atividades com o objetivo de implementar a educação ambiental no município e região.

Plantas medicinais

A escola e o parque

O Parque Botânico e Escola Municipal de Ecologia desenvolvem atividades voltadas para a Educação Ambiental, através de visitas monitoradas, cursos para a comunidade em geral, cursos de capacitação para grupos específicos, eventos do calendário ecológico, exposições, ecologia vai à escola,  e também possui um acervo bibliográfico nas áreas da Biologia e Pedagogia que pode ser utilizado para elaboração de trabalhos escolares, feiras culturais, monografias, projetos e aulas sobre Meio Ambiente. Toda essa estrutura tem como objetivo, proporcionar maior contato com a natureza, ressaltar a importância da preservação do meio ambiente e estimular a ação participativa na solução dos problemas ambientais.

A Escola possui também a Sementeira Municipal, cujas estufas para a produção das mudas abastecem a Cidade com plantas ornamentais.

O Parque possui canteiros temáticos (plantas medicinais, tóxicas, carnívoras, suculentas, cactáceas e ornamentais), animais em cativeiro, um lago artificial com peixes e em toda a extensão do Parque encontramos árvores nativas e exóticas, arvores frutíferas e plantas ornamentais.