COMUNICADO

ATUALIZAÇÃO DOS CANAIS OFICIAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Em cumprimento à lei eleitoral (9504/1997), comunicamos que os canais oficiais das escolas municipais ficarão sem atualizações entre os dias 6 de julho e 7 de outubro de 2024.

Todos os serviços continuarão sendo realizados normalmente e, em caso de dúvidas, pedimos que entrem em contato diretamente com a secretaria escolar. 

A medida reforça nosso compromisso com a lei e com a transparência em todo o processo eleitoral.

FacebookInstagramYouTubeLink

Aviso

Informamos que o parque está reaberto para visitação.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00.

👩‍🌾 Curso de horta para pequenos espaços 👨‍🌾

🌻 A Escola Municipal de Ecologia (@escolaecologia) está com vagas abertas para nosso 👩‍🌾 Curso de horta para pequenos espaços 👨‍🌾


👉 Para se inscrever, preencha o formulário:

🌐 Link: https://forms.gle/FBQxyDJ6XZMEJYAT7


📅 Datas: 21/06/2024 e 28/06/2024 (sextas-feiras)

⏰ Horário: das 9h às 11h

📌 Local: Escola Municipal de Ecologia - Rua da Paz, 10 - Bairro Mauá - São Caetano do Sul


🎫 Quantidade de vagas: 20

🌱 Curso gratuito


📄 Haverá certificação!


🟢 O Curso de horta para pequenos espaços visa envolver os munícipes para as questões socioambientais, através de aulas teóricas e práticas de horta em materiais recicláveis.


🟢 O curso é ministrado pelos professores Laércio Caires de Nobrega e Pedro Luiz Soldá.


🟢 O curso será desenvolvido em dois dias, 21/06 e 28/06 e serão abordados os seguintes assuntos:


🌱 Técnicas de plantio

🌳 Plantas medicinais (ervas e condimentos)

🐛 Minhocário

🥬 Visita ao Espaço Horta


PARA GARANTIR SUA VAGA PREENCHA CORRETAMENTE O FORMULÁRIO.


🥗♻ Forte abraço ecológico! 👩‍🌾 👨‍🌾


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul 


#educaçãoscs #educaçãosocioambiental #calendárioambiental #meioambiente #ecologia #educação 

🐦 05 de Outubro - Dia Mundial das Aves

🐣 Encontrou um filhote de ave que caiu do ninho? Veja as nossas dicas e saiba como ajudar o animal da forma correta!

🌻 Com a entrada da primavera, a maior parte das espécies de aves está na estação reprodutiva. Por isso, é muito comum encontrar ovos ou até alguns filhotes, que saem antecipadamente ou caem dos ninhos.

🐓 De fato, poucas coisas comovem tanto os amantes da natureza quanto encontrar um filhote de ave caído ao chão. Pequenos, indefesos e aparentemente abandonados, esses filhotes parecem clamar por ajuda.

🦃 No entanto, é preciso analisar friamente a situação! Veja o fluxograma e saiba como tomar a decisão mais adequada para o filhote.

🦩 Também vale lembrar que, muitas vezes, o filhote é apenas um jovem aventureiro que está dando os primeiros voos para fora do ninho. Assim, ele está no chão porque está aprendendo a voar!

🦆 Por isso, é importante conferir se a ave é um filhote frágil ou um animal jovem recém emplumado, que provavelmente pulou do ninho na primeira tentativa de buscar a independência.

🦉 Nesse caso, não leve o animal para longe do local onde o encontrou, pois é ali que os pais irão procurá-lo!


🦜 Ninguém cuida de um filhote de ave melhor que seus pais!


🦚 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul 


#educaçãoscs #educaçãosocioambiental #calendárioambiental #meioambiente #ecologia #educação 

🐢 04 de Outubro - Dia Mundial dos Animais

O dia 4 de outubro foi escolhido para coincidir com o dia de São Francisco de Assis. Ele é considerado o padroeiro dos animais e da ecologia, assim como o “santo protetor dos animais”. Por sua relação de amor e respeito, sempre se referia a eles como “irmão fera” ou “irmã leoa”.


Mas, a data foi escolhida séculos depois, em 1931, durante uma convenção de ecologistas em Florença. Celebrado em vários países, principalmente no Brasil, o dia foi criado para sensibilizar a sociedade em relação à necessidade de proteger os animais e preservar todas as espécies. 


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


#educaçãoscs #educaçãosocioambiental #calendárioambiental #meioambiente #ecologia #educação 

🐝 03 de Outubro - Dia Nacional das Abelhas 🐝

Flores silvestres coloridas e brilhantes podem reduzir o uso de pesticidas no campo. Em 2012, o Centro para Ecologia e Hidrologia (CEH) do Reino Unido começou um estudo em 15 grandes fazendas aráveis ​​na Inglaterra com o objetivo de aumentar a quantidade de predadores naturais e reduzir o volume de pesticidas pulverizados.

PARE O VENENO!

🌎 AJUDE O PLANETA, OS ANIMAIS E A SUA PRÓPRIA SAÚDE!


🔎 Para saber mais:

🐝 A.B.E.L.H.A.

🌐 Link: https://abelha.org.br/


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


#abelhas #salvemasabelhas #diadaabelha #asf #abelhasbrasileiras #agrotóxicos #abelhanativa #melipona #abelha #abelhasemferrao #chegadeagrotóxicos #abelhasnativas #abelhassemferrao #apicultor #geleiareal #ceradeabelha #apicultura #éofimdapicada #apiculturaurbana #mel #própolis #meliponario #meliponicultura #educaçãoscs #educaçãosocioambiental #calendárioambiental #meioambiente 

FIPRONIL: UM PRODUTO, MILHÕES DE MORTES DE ABELHAS¹

Os agrotóxicos podem ser responsáveis pela morte de milhões de abelhas em todo mundo, e, principalmente no Brasil. Esses venenos são capazes de matar, contaminar ou prejudicar a saúde dessas polinizadoras até três km de distância das lavouras onde foram aplicados.

 

O uso indiscriminado e inadequado de agrotóxicos pode ter sérios impactos negativos sobre o meio ambiente e a vida selvagem, especialmente em relação às abelhas, que desempenham um papel crucial na polinização das plantas.

 

Um dos agrotóxicos que tem causado preocupação, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, é o fipronil, uma substância química utilizada como inseticida e acaricida em diversas culturas agrícolas, como milho, soja e frutas. Embora seja eficaz no controle de pragas, o fipronil é altamente tóxico para as abelhas, que são insetos polinizadores vitais para a produção de alimentos.

 

Proibido pela União Europeia desde 2013, no Brasil costuma ser aplicado na fase de floração da soja. O inseticida foi apontado como a causa da morte de 60% das abelhas analisadas pela UFRGS. O produto mata abelhas por contato ou ingestão Algumas morrem na própria lavoura, e as que conseguem retornar à colmeia acabam morrendo lá e contaminando as outras. Por isso, é comum ver pilhas de abelhas mortas em frente às colmeias depois do contato com o fipronil.

 

Os impactos negativos do fipronil sobre as abelhas incluem a mortalidade direta, o enfraquecimento das colônias e a redução da capacidade de forrageamento. Quando as abelhas entram em contato com o fipronil em suas atividades diárias, como a coleta de néctar e pólen, elas podem ser expostas ao veneno, o que pode levar à sua morte imediata. Além disso, o fipronil pode se acumular no corpo das abelhas ao longo do tempo, enfraquecendo-as e tornando-as mais suscetíveis a doenças e outros estressores ambientais.

 

A morte de abelhas e o enfraquecimento das colônias têm sérias repercussões para a agricultura, uma vez que as abelhas desempenham um papel fundamental na polinização das culturas agrícolas. Estima-se que mais de 70% das culturas alimentares do mundo dependam da polinização por insetos, principalmente abelhas. Portanto, qualquer impacto negativo sobre as populações de abelhas pode comprometer a produção de alimentos e a segurança alimentar.

 

A toxicidade do fipronil para as abelhas foi documentada em vários estudos científicos e pode ter um impacto negativo na produção de mel no país, assim como em toda produção agrícola. Registros de mortandades de abelhas aumentaram nos estados onde a apicultura se destaca, e, as amostras testadas têm em comum a presença de uma substância: o fipronil.

 

No Brasil, a questão dos agrotóxicos, incluindo o fipronil, é particularmente relevante, uma vez que é um dos maiores produtores agrícolas do mundo. O uso intensivo desses venenos tem levantado preocupações em relação aos seus impactos ambientais e à saúde humana. Embora existam regulamentações para o seu uso, a fiscalização muitas vezes é insuficiente, o que pode resultar em práticas inadequadas e na exposição excessiva de abelhas e outros organismos a essas substâncias.

 

Para mitigar os impactos dos agrotóxicos, incluindo o fipronil, sobre as abelhas e o meio ambiente, é crucial adotar práticas agrícolas mais sustentáveis, promover o uso responsável de pesticidas e investir em pesquisas que busquem alternativas mais seguras e eficazes para o controle de pragas. Além disso, é fundamental fortalecer a regulamentação e a fiscalização do uso de agrotóxicos no Brasil, garantindo que as diretrizes de segurança sejam rigorosamente seguidas para proteger a sociobiodiversidade e a segurança alimentar.

 

________________

¹ Por Catarina Peres Troiano - Professora de Geografia da Escola Municipal de Ecologia, Licenciada e Bacharel em Geografia, Pedagoga, Pós-graduada em Direito Educacional e Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Mundo do Trabalho.

 

 

 

FONTES E REFERÊNCIAS

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DAS ABELHAS (A.B.E.L.H.A.). InfoA.B.E.L.H.A.. Disponível On-line in: <https://abelha.org.br/infoa-b-e-l-h-a/>; Data de acesso: 02/10/2023.

 

COSTA LIMA, A. da. Insetos do Brasil – 11º Tomo: Hymenópteros 1ª Parte. Editora Escola Nacional de Agronomia. Rio Grande do Sul, 1960. 366 p. Disponível On-line in: <http://www.ufrrj.br/institutos/ib/ento/tomo11.pdf>; Data de acesso: 02/10/2023.

 

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Agropecuária. Produção de Mel de abelha 2022. Disponível On-line in: <https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria/mel-de-abelha/br>; Data de acesso: 02/10/2023.

 

SALOMÃO, ALEXA. Agrotóxico banido na União Europeia dizima milhões de abelhas no Brasil. Folha de São Paulo - Ambiente, 1º de outubro de 2023. Disponível On-line in: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/10/agrotoxico-banido-na-uniao-europeia-dizima-abelhas-no-brasil.shtml>; Data de acesso: 02/10/2023.


🥗 1º de Outubro - Dia Mundial do Vegetarianismo

Pelas pessoas, pelos animis, pelo planeta. 

Para reforçar a importância do fim da exploração animal e promover a consciência ambiental a data foi fundada pela Sociedade Vegetariana dos Estados Unidos em 1977, e, adotada pelo mundo inteiro posteriormente em 1978.

O dia tem como objetivo principal trazer à pauta os impactos causados pelo consumo excessivo de carne de animais, tanto para a saúde quanto ao meio ambiente, além da importância e do respeito à vida animal.


🥬 SEGUNDA FEIRA SEM CARNE (Monday Free Meat)

A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal* para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a descobrir novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal pelo menos uma vez por semana.

Existente em mais de 40 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha foi lançada no Brasil em outubro de 2009 e hoje conta com o apoio de governos, personalidades e empresas.


🌎 AJUDE O PLANETA, OS ANIMAIS E A SUA PRÓPRIA SAÚDE!


🔎 Para saber mais:

🥑 SEGUNDA SEM CARNE

🌐 Link: https://segundasemcarne.com.br/


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul

#segundasemcarne #APazComeçaNoPrato #MFM #prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #primavera #primavera2023 #ecologia #meioambiente #educação #educacaosocioambiental


@meatfreemonday @segundasemcarne 

🌎 "Geocientista por um Dia"

Educadores da Escola Municipal de Ecologia participam de formação no Museu do IGC-USP

Na busca contínua por enriquecer suas práticas pedagógicas e oferecer uma educação de qualidade, a Escola Municipal de Ecologia, localizada em São Caetano do Sul, encontrou inspiração em um lugar inusitado para realizar uma formação de professores: o Museu do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC-USP). No dia 6 de setembro de 2023, um grupo de professores e educadores da Escola teve a oportunidade única de se tornar "Geocientista por um Dia" explorando fósseis e desbravando os segredos da Paleontologia e da Geologia.


O ponto de partida para essa jornada educacional foi a colaboração entre a diretora da Escola Municipal de Ecologia Sonia Maria Montini e a equipe do Museu do IGC-USP, representada pela Chefe Técnica Miriam Della Posta de Azevedo e pelo professor Geocientista Ideval Souza Costa, responsável pela formação Geocientista por um dia: explorando fósseis.


A formação teve foco na utilização pedagógica da Mesa Estratigráfica Paleontológica e sua adaptação para outros espaços, com ênfase na paleontologia e na compreensão dos diferentes períodos geológicos e encontra sólida justificativa em diversos aspectos desde o fomento ao ensino-aprendizagem ativo alinhado com as diretrizes curriculares nacionais até à promoção da educação socioambiental no século XXI. 


Com uma metodologia ativa que envolveu atividades práticas e participativas, a formação foi dividida em dois momentos. No primeiro, os educadores da Escola Municipal de Ecologia exploraram livremente os espaços do Museu, mergulhando na riqueza de suas exposições. No segundo momento, participaram de uma oficina na Mesa Estratigráfica Paleontológica, onde puderam escavar fósseis originais e refletir sobre como integrar esse conhecimento à educação socioambiental dentro e fora da sala de aula.


A formação incentivou os professores a aproveitar os recursos educacionais disponíveis em museus e espaços não formais, como o Museu de Geociências do IGC-USP e a própria Escola Municipal de Ecologia. Isso amplia as oportunidades dos estudantes para o ensino-aprendizado socioambiental no século XXI, além de promover a valorização desses espaços.


Este perfil de formação de professores é muito importante e visa suprir a necessidade de proporcionar uma educação ativa, mais rica, envolvente e contextualizada, capacitando os educadores a fornecer experiências de ensino aprendizado significativos para seus estudantes. Pois, contribui para a formação de cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios socioambientais do mundo contemporâneo. 



____________________

Por Catarina Peres Troiano - Professora de Geografia da Escola Municipal de Ecologia, Licenciada e Bacharel em Geografia, Pedagoga, Pós-graduada em Direito Educacional e Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Mundo do Trabalho. 




🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul



#prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #educaçãosocioambiental #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #diadaarvore🌳 #prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #nature #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #reciclagem #regram #ecorestoration #eco #environment #biodiversity #ecology #earth #nature #sustainability #ForOurPlanet #ClimateSolutions 

💧BEBA ÁGUA! 💧

💧 Para se proteger do calor BEBA ÁGUA e de quebra receba os seus benefícios!


🧠 Melhora o funcionamento do cérebro

🚽 Melhora o funcionamento do intestino

💪 Fortalece o sistema imunológico

🚿 Limpa o organismo

⚖️ Ajuda a perder peso

🧴 Hidrata a pele e o corpo



🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul



#prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #educaçãosocioambiental #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #água #meioambiente #bebaágua #prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #nature #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #reciclagem #regram #ecorestoration #eco #environment #biodiversity #ecology #earth #nature #sustainability #ForOurPlanet #ClimateSolutions 

🌸 23 de Setembro - Equinócio de Primavera (Hemisfério Sul)

🌞 A palavra equinócio refere-se a um fenômeno astronômico que caracteriza o momento em que nenhum dos polos da Terra está inclinado em relação ao Sol, que incide direta e uniformemente sobre a linha do Equador.


🟰 Isso faz com que os dois Hemisférios recebam a mesma quantidade de radiação, possibilitando a existência de dias e noites com a mesma duração (12 horas).


🌜 A palavra equinócio vem do latim, em que aequus significa igual e nox, noite, portanto, “noites iguais”.


🌺 O equinócio ocorre duas vezes ao ano, marcando o início da primavera no Hemisfério Sul e o início do outono no Hemisfério Norte em setembro, e, o inverso em março.


🔎 Para saber mais:

🌎 eCycle | O que é o fenômeno do equinócio e quando ocorre?

🌐 Link: https://www.ecycle.com.br/equinocio/



🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul



#prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #primavera #primavera2023 #escoladeecologiascs #educaçãosocioambiental #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #primavera #primavera2023 #prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #nature #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #reciclagem #regram #ecorestoration #eco #environment #biodiversity #ecology #earth #nature #sustainability #ForOurPlanet #ClimateSolutions 

🚲 22 de Setembro - Dia Mundial Sem Carro

🛴 Hoje é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, que é uma iniciativa popular mundial para diminuir a poluição e efetivar a mobilidade urbana! Faça como milhões de pessoas pelo mundo. Vá a pé, de bicicleta ou transporte público, o Planeta Terra agradece!


🔎 Para saber mais:


📰 Jornal da USP | Dia Mundial Sem Carro: temos o que comemorar?

🌐 Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/dia-mundial-sem-carro-temos-o-que-comemorar/



🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul



#prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #educaçãosocioambiental #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #diadaarvore🌳 #prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #nature #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #reciclagem #regram #ecorestoration #eco #environment #biodiversity #ecology #earth #nature #sustainability #ForOurPlanet #ClimateSolutions 

🦚 22 de Setembro - Dia Mundial de Defesa da Fauna

🦋 No dia de proteção à fauna a Escola de Ecologia chama atenção para a importância de preservar a casa dos animais. Toda floresta é uma comunidade cheia de conexões, onde plantas e animais coexistem.


🪓 De acordo com estudos científicos da Universidade de Lancaster e da Rede Amazônia Sustentável (2020), ao derrubar 1 hectare de floresta você tira a casa de:


🐦 160 pássaros

🙉 10 primatas

🐸 33 anfíbios

🐟 44 peixes

🐢 22 répteis

🐞 extermina 1 bilhão de indivíduos invertebrados no solo


🔎 Para saber mais, acesse:


🟢 BBC | 'A grande mentira verde': como a destruição da Amazônia vai além do desmatamento

🌐Link: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51317040



🌳🐒🌳🐛🌿🐞🌳🐢🌿🐠🌳🦜🌳 

🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul



#prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #educaçãosocioambiental #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #diadafauna #prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #nature #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #reciclagem #regram #ecorestoration #eco #environment #biodiversity #ecology #earth #nature #sustainability #ForOurPlanet #ClimateSolutions 

☀️ É possível mudar o rumo!

📃 Em artigo publicado na Nature, 60 cientistas e pesquisadores mostram que é possível inverter a direção da perda de biodiversidade e promover um futuro com água, alimentos, meio ambiente e mais saúde para todos até 2050.


🤷🏾‍♀️ Mas como fazemos isso? 🤷🏻‍♂️


♻️ Começando com ações locais integradas para um plano global que busque:

📚 Educação socioambiental;

🍃 Conservação e restauração ambiental;

👩‍🌾 Promover a agricultura local sustentável e ampliar os sistemas agroflorestais;

🥗 Melhorar a dieta humana para que seja mais saudável e sustentável;

♻ Tornar a produção e o comércio internacional sustentáveis;

📉 Reduzir o desperdício de alimentos e de "coisas" que descartamos.


🔎 Saiba mais:


📰 Jornal da USP | Economia ecológica busca equilíbrio entre meio ambiente e crescimento econômico

🌐 Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/economia-ecologica-busca-um-equilibrio-entre-meio-ambiente-e-crescimento-economico/


🍃 Revista Nature | Bending the curve of terrestrial biodiversity needs an integrated strategy

🌐 Link: https://www.nature.com/articles/s41586-020-2705-y


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


#prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #nature #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #reciclagem #regram #ecorestoration #eco #environment #biodiversity #ecology #earth #nature #sustainability #ForOurPlanet #ClimateSolutions 

🌳 O conhecimento é o melhor adubo! 📚 

🌳 📚 

🌳 21 de Setembro – Dia da Árvore 🌳

🌳💵 Ao contrário do que diz o antigo ditado que "dinheiro não dá em árvore", basta olhar de maneira mais cuidadosa para a natureza que poderemos sentir seus efeitos em nossas vidas. É fato que notas de dinheiro não brotam em vegetais, mas por meio de suas folhas, troncos e raízes surgem o ar puro, o vapor de água, a redução da temperatura, a infiltração da água no solo e a manutenção de nascentes.


🌳🧬 Entender a vegetação, compreendendo os serviços ambientais que ela presta e nos devolve em forma de qualidade de vida que, muitas vezes, o dinheiro não traz, é um grande passo para a nossa própria preservação.


🌳🏡 Muito mais do que embelezar a paisagem, as árvores garantem sombra, ajudam a controlar a poluição do ar, reduzem o impacto de enchentes e, de quebra, tornam os imóveis mais atraentes do ponto de vista financeiro e estético.


🌳💰 As árvores oferecem, generosamente, uma série de serviços que melhoram a qualidade de vida. Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia calculou esses benefícios e descobriu um tesouro verde! Eles estimam que as cidades do Estado da Califórnia tenham uma árvore para cada quatro habitantes. Essas árvores urbanas rendem mais U$ 1 bilhão por ano aos cofres públicos e à população.


🔎 Para saber mais:


🌳💵 Dinheiro nasce em árvore, sim — e a Califórnia fez a conta | Revista Exame

🌐 Link: https://exame.com/economia/dinheiro-nasce-em-avore-sim-e-a-california-fez-a-conta/


🌲💰 eCycle | Árvore: serviços, benefícios e valores

🌐 Link: https://www.ecycle.com.br/arvore/


🌴🥇 Structure, function and value of street trees in California, USA | Urban Forestry & Urban Greening, Vol. 17, 1 June 2016, pag. 104-115.

🌐 Link: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1618866715301400


#prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #nature #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #reciclagem #ecorestoration #eco #environment #biodiversity #ecology #earth #nature #sustainability #urbantrees 

🌡️ 🌎 AQUECIMENTO GLOBAL X DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS

O Brasil precisa reconhecer a emergência climática, usar as projeções meteorológicas que estão disponíveis e é de conhecimento de todos, fazer um mapeamento de áreas mais vulneráveis e investir em infraestrutura de adaptação climática para prevenir desastres.


Centenas de pessoas morreram por causa das chuvas nos últimos anos, milhares ficaram desabrigadas em todo país. Os eventos extremos causados pelas mudanças climáticas vieram para ficar e todas as esferas do governo precisam atuar juntas.


É urgente a elaboração de um mapeamento de áreas mais vulneráveis do país – como rios assoreados, ocupação de áreas impróprias para moradia, falhas no planejamento urbano, sistema de drenagem insuficiente–, com liberação de investimento emergencial em infraestrutura de adaptação climática para prevenir desastres.


🔎 Para saber mais:


As causas pouco lembradas das inundações – FAPESP/USP

🌐 Link: https://bit.ly/3s9WFSh


Eventos climáticos extremos assolam o país – EcoDebate

🌐 Link: https://bit.ly/3ocD1DM



🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


#prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #nature #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #reciclagem #regram #ecorestoration #eco #environment #biodiversity #ecology #earth #nature #sustainability #ForOurPlanet #ClimateSolutions 

💧BEBA ÁGUA! 💧

💧 Para se proteger do calor BEBA ÁGUA e de quebra receba os seus benefícios!


🧠 Melhora o funcionamento do cérebro

🚽 Melhora o funcionamento do intestino

💪 Fortalece o sistema imunológico

🚿 Limpa o organismo

⚖️ Ajuda a perder peso

🧴 Hidrata a pele e o corpo



🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


#DICADESAÚDE 

#prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #educaçãosocioambiental #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #água #meioambiente #bebaágua #prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #nature #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #reciclagem #regram #ecorestoration #eco #environment #biodiversity #ecology #earth #nature #sustainability #ForOurPlanet #ClimateSolutions 

♻️ Pequenos detalhes fazem a diferença!

📝 A Escola de Ecologia traz seis dicas de desperdício zero para evitar o acúmulo de resíduos sólidos e contribuir com a limpeza nas cidades:


♻ Separe o lixo e sempre descarte no local correto.

🐝 Prefira produtos ecológicos e biodegrdáveis.

👕 Recicle suas roupas.

👜 Leve suas sacolas para as compras.

🥤 Use garrafa de água reutilizável.

💡 Reduza o consumo de energia.


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


#prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #urbantree #arvoresurbanas #arvoreurbana #natureza #cidade #arvore #ecologia #agroecologia #cidadesustentavel #meioambiente #reciclagem #regram #ecorestoration #eco #environment #biodiversity #ecology #earth #nature #sustainability #ForOurPlanet #ClimateSolutions 

💧 3º sábado de Setembro - Dia Internacional de preservação das Praias e Rios | Dia Mundial pela Limpeza das Águas

💙 A Escola de Ecologia destaca a importância da limpeza, conservação e proteção dos ambientes aquáticos para a biodiversidade.


🏝 Ambientes com água prestam serviços vitais para toda forma de vida e, também, para o clima na Terra. Priorizar somente a recuperação de plantas terrestres sem perceber a conectividade existente com os corpos aquáticos no entorno impede o fluxo ecológico e acumula estresse nos cursos de água.


🧬 Para melhorar, pesquisas científicas revelam que ao cuidar dos ambientes aquáticos em projetos de recuperação de áreas degradadas, nós podemos potencializar em muito os ganhos de diversidade. Dados mostram que é possível multiplicar por SEIS VEZES a diversidade biológica recuperando os lagos, lagoas, riachos, igarapés, brejos, alagados e manguezais da área. Assim, temos um retorno muito maior que quando centramos esforços só na proteção de espécies terrestres.


🐸 Trata-se de compreender que é preciso proteger o habitat de répteis, aves, anfíbios e todos os artrópodes que trabalham e vivem na floresta. Os ecossistemas com água doce superficial ocupam menos de 1% da superfície do planeta e abrigam cerca de 10% de todas as espécies, incluindo um terço de todos os vertebrados.


🌳💧 Planos de recuperação integrados, que contemplam ecossistemas de água-floresta, atingem mais biodiversidade, evitando também estresse hídrico e poluição dos ambientes aquáticos.


🔎 Para saber mais:


🐬 Planejamento da conservação na Amazônia deve priorizar biodiversidade aquática, indica estudo- Agência FAPESP,

🌐 Link: https://bit.ly/2GjygWw


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


#prefeituradesaocaetano #educacaoSCS #escoladeecologia #escoladeecologiascs #baciashidrográficas, #biodiversidade, #ecologia #alagados #brejos #mangues #rios, #várzea #água #oceano #mar #DiadaLimpezadasÁguas 

🌎 16 de setembro - Dia Internacional para Preservação da Camada de Ozônio

💨 O ozônio (O³) é um dos gases que compõem a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram nela, formando o que conhecemos como camada de ozônio. A estratosfera, situada ao redor do planeta e localizada a aproximadamente 30 km de altitude, garante que a Terra fique protegida contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta do sol.


⚠️ Entretanto, apesar de sua relevância, pesquisadores do mundo todo têm observado que a camada tem sido agressivamente destruída desde 1977, quando cientistas britânicos alertaram sobre a existência de um buraco na região da Antártida, tornando-a mais fina ao redor do mundo.


⚛︎ As substâncias que mais afetam a camada de ozônio são os clorofluorcarbonetos, conhecidos como CFCs, encontrados em aerossóis e em equipamentos de refrigeração. Eles chegam até a estratosfera, sofrem a ação da radiação ultravioleta e desintegram-se, liberando cloro que, em reação com o ozônio, transforma a molécula de monóxido de cloro em gás oxigênio, que não protege a superfície da Terra.


💚 Sua preservação é necessária para frear mudanças climáticas e perdas na natureza, além de evitar possíveis pandemias e epidemias. Mas, você sabe como contribuir de forma simples para preservar a camada de ozônio?


🚫 Evitar usar aerossóis com clorofluorcarbonos. Opte por sprays com bomba em vez de pressurizados;


🚮 Descarte freezers, geladeiras e unidades de ar-condicionado de forma correta. Esses equipamentos produzem químicos nocivos à camada;


🛠 Além de descartá-los corretamente, esteja atento à manutenção destes eletrodomésticos;


🚴‍♂️ Prefira transporte público, bicicleta ou participe de sistemas de caronas para ir até o trabalho ou escola. Menos veículos circulando garante a emissão de menos gases poluentes;


♻️ Separe o lixo corretamente e descarte baterias e pilhas em lixos próprios para esses materiais. Quando descartados de maneira errada, certos produtos podem contaminar o solo e liberar metais pesados na atmosfera.


🔎 Para saber mais:

BBC - O que aconteceu com o buraco na camada de ozônio?

🌐 Link: https://youtu.be/GrIh_pQWXwg?si=CwA1rmPlQsuDwxw_ 

🌳🌵 11 de setembro - Dia do Cerrado

💧 O Bioma Cerrado é o berço das águas do Brasil. Com o acelerado processo de desmatamento principalmente a partir da década de 1970, 50% da vegetação original desapareceu e os níveis da água subterrânea em aquíferos e lençol freático diminuíram.


🐮 A substituição da vegetação nativa por pasto para gado (36% do rebanho do país) e plantação de soja (mais de 63% de todo grão brasileiro) têm interrompido o ciclo natural de recarga dos aquíferos e abastecimento de nascentes.


👨‍🏫 Em entrevista à Agência Brasil, o professor da PUC e diretor do Instituto do Trópico Subúmido, Altair Sales Barbosa, explicou: “O Cerrado é como uma floresta ao contrário, as raízes são profundas, maiores que as copas. Elas são responsáveis por absorver a água da chuva e depositá-la em reservas subterrâneas, os aquíferos”.


🌱 As raízes profundas da vegetação do cerrado são as grandes responsáveis por absorver a água da chuva e depositá-la nos aquíferos. Sim, o Cerrado funciona como uma grande caixa d'água para o país, absorvendo e distribuindo água para 8 bacias hidrográficas, além de abastecer o aquífero Guarani, Bambuí e Urucuia.


🦖 O Cerrado começou a se formar 65 milhões de anos atrás, é um dos biomas mais antigos do planeta. Ocupa 24% do território brasileiro e é a Savana mais rica do mundo em biodiversidade.


🔎 Para saber mais:


Coleção cerrado | EMBRAPA

🌐 Link: https://bit.ly/3ytNePw


Museu do Cerrado

🌐 Link: https://museucerrado.com.br/


UOL Vestibular | O que a destruição do cerrado tem a ver com a crise hídrica no Brasil?

🌐 Link: https://bit.ly/3ETAgNJ


Cerrado responde por quase um terço de toda área desmatada no Brasil em 2020

🌐 Link: https://bit.ly/3mXXX0Y


BBC | Como as raízes do cerrado levam água para todas as torneiras do Brasil

🌐 Link: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39391161


#DiadoCerrado #raízes #água #educaçãosocioambiental #meioambiente #esg #SOSCerrado #Cerrado #extinção #aquíferos #recargaAquíferos #criseHídrica 

🌳 05 de setembro - Dia da Amazônia 

🌳 Todo Dia é Dia da Amazônia, de seus povos, da floresta com toda sua vida, da parte amazônica do ciclo hidrológico, dos rios voadores bombeando água para o sul/sudeste do continente, de agradecer o serviço ambiental da maior floresta tropical do mundo na regulação do clima da Terra.


🌳 Todas as áreas de proteção e indígenas estão ameaçadas, centenas de espécies já entraram na lista de extinção. Os povos da Amazônia estão sendo atropelados, comunidades têm sido sistematicamente ignoradas em nome de um desenvolvimento que não desenvolve, que não traz saneamento para todos, que não traz escolas nem hospitais, mas justamente o oposto, que massacra, expulsa, tira a casa, a família, o modo de vida e a dignidade dos Povos da Floresta.


🌳 As sociedades na Amazônia datam de muito antes de qualquer governo brasileiro. Há provas históricas com mais de 6.000 anos, intensificando-se nos últimos 2.500 anos. Os indígenas da Amazônia domesticaram 85 espécies de árvores (plantas que até hoje predominam na região), além de deixar a região repleta de terra preta.


🌳🌳🌳 Queremos a floresta em pé! 🌳🌳🌳


🔎 Para saber mais:


🌡️ O Futuro Climático da Amazônia – Relatório de Avaliação Científica: Antonio Donato Nobre, INPE.

🌐 Link: https://www.socioambiental.org/sites/blog.socioambiental.org/files/futuro-climatico-da-amazonia.pdf


🌳 Cientistas descobrem indícios de que a Amazônia tinha agricultura há 4,5 mil anos – BBC.

🌐 Link: https://bbc.in/3EK2Npq


🌎 Preservação da Amazônia possibilita soberania dos países latino-americanos - Jornal da USP

🌐 Link: https://jornal.usp.br/atualidades/preservacao-da-amazonia-possibilita-soberania-dos-paises-latino-americanos/


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


#diadaamazônia 


🌿 ESCOLA DE ECOLOGIA EXPLICA:

🌎🌳Amazônia Legal e Amazônia Internacional 

Para planejar e promover o desenvolvimento, a região amazônica é dividida em Amazônia Legal e Amazônia Internacional.


🇧🇷 Também chamada de Amazônia Brasileira, a Amazônia Legal foi instituída pela Lei Federal nº 1.806/1953, durante o Governo de Getúlio Vargas. A partir de então, os estados do Mato Grosso, Tocantins (na época Goiás) e metade do Maranhão (até o meridiano de 44º) foram incorporados à região, não necessariamente nesta ocasião, mas a legislação permitiu que posteriormente isso fosse feito. Com a definição, o governo pretendia levar desenvolvimento à região.


🌎 Já a Amazônia Internacional engloba nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Isso equivale aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados da América do Sul e mais de 60% dessa área está no Brasil. Na Amazônia, em termos de biogeografia temos cerrados, campos, terra firme, alagados, cidades, metrópoles, vilas, pequenas comunidades e nove idiomas. Inclusive há um movimento que denomina esta região de "pan-amazônia", que corresponde aos mesmos países da Amazônia Internacional.


#diadaamazônia 

🌳 05 de setembro - Dia da Amazônia 🌳

🌳 Indígenas já faziam agricultura na Amazônia há 4.500 anos 🌳

🟢 Desde o pleistoceno, temos indígenas no Brasil. Inclusive, na época caçadores e coletores, foram eles que ajudaram a moldar a vegetação, criando por onde passaram um grande pomar na floresta. Na Amazônia, por exemplo, eles promoveram mais de 85 espécies de árvores até hoje predominantes na região, como o cacau, o açaí, o pequiá, o tucumã, a pupunha, o buriti, a castanha do Pará, a mandioca, o abacaxi, o urucum e por aí vai.


🟢 A formação da Terra Preta de Índio na Amazônia é uma das mais evidentes modificações ambientais promovidas pelos povos pré-históricos da floresta, os paleoíndios, que transformaram áreas de solo pobre e arenoso em paraísos tropicais com os solos mais férteis do mundo e espécies de árvores que predominam até hoje na região.


🟢 Os vestígios de aldeias próximas a cursos de água sobre várzeas e meandros de igarapés são marcados por manchas de solo escuro e rico, fragmentos de artefatos cerâmicos e líticos (lascados ou polidos), sementes carbonizadas, restos de fauna e de flora. Tais sítios arqueológicos na floresta revelam que os paleoíndios chegaram no continente por volta de 15 mil anos atrás, no fim do último período glacial, no Pleistoceno.


🔎 Para saber mais:

🌱 Terra Preta de Índio - O que é? E o que podemos aprender com isso?

🌐 http://quintalflorestal.com.br/terra-preta-de-indio-o-que-e-e-o-que-podemos-aprender-com-isso/


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


#diadaamazônia 


🦠 03 de Setembro - Dia da Bióloga e do Biólogo 

🌱A vida acontece, a Biologia explica! 🐾

💚 A Escola de Ecologia parabeniza o trabalho especial dos nossos professores de Biologia que semeiam horizontes, cultivam ciência e compartilham saberes sobre a natureza, a vida e a ecologia.


🦠 03 de Setembro - Dia da Bióloga e do Biólogo 

🌱A vida acontece, a Biologia explica! 🐾

🟢 O dia do profissional que atua na área da Biologia é comemorado nesta data porque a profissão foi regulamentada em 3 de setembro de 1979, dia em que também foi criado o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e ficou estabelecido o Dia Nacional do Biólogo instituído pela Lei Federal nº Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, alterada pela Lei nº 7.017, de 30 de agosto de 1982 e regulamentada pelo Decreto Federal nº 88.438, de 28 de junho de 1983.

🟢 Para exercer a profissão de biólogo, o profissional deve ser bacharel ou licenciado no curso de História Natural ou então no curso de Ciências Biológicas ou, ainda, em Licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia.

🟢 O campo de atuação das Ciências Biológicas é muito vasto. Por isso, a Escola de Ecologia separou algumas áreas do mercado de trabalho deste profissional:

🐜 Controle de pragas e vetores

👨‍🏫 Ensino

💻 Bioinformática

🏝 Gerenciamento costeiro

🧬 Genética e Biotecnologia

🐟 Biologia de organismos aquáticos


🔎 Para saber mais:

🦠 Áreas de Atuação do Biólogo - CFBio

🌐 Link: https://cfbio.gov.br/areas-de-atuacao/


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul 


Curso de horta para pequenos espaços

Data: 25/08 e 01/09/2023 (sextas-feiras) 

Horário: das 9h às 11h

Local: Escola Municipal de Ecologia - Rua da Paz, 10 - Bairro Mauá - São Caetano do Sul

Quantidade de vagas: 20

Curso gratuito

Haverá certificação


Link para inscrição: https://forms.gle/xDpPRvTb3mBCCyJTA


O “CURSO DE HORTAS PARA PEQUENOS ESPAÇOS” visa envolver os munícipes para as questões ambientais, através de aulas teóricas e práticas de horta em materiais recicláveis.

O curso será desenvolvido em dois dias, 25/08 e 01/09, e serão abordados os seguintes assuntos:

Visitas monitoradas

A Escola Municipal de Ecologia recebe e monitora grupos específicos com agendamento prévio, fornecendo informações na área de Educação Ambiental.

Estamos com agendamento aberto, que poderá ser feito através do e-mail da escola (escola.ecologia@scseduca.com.br), para escolas do infantil e fundamental (deste município e adjacentes), empresas, CISEs, CAPS, USCS.

Publicações

São Caetano do Sul, 28 de agosto de 2023.

Aniversário ICMBIO

💚 28 de Agosto - Aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)


🎂 O aniversário é dele e o presente é nosso!!!


O ICMBio completa hoje 16 anos. Criado em 2007, ele é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), conjunto de órgãos públicos responsáveis pela proteção ambiental no Brasil.

Uma das missões do Instituto é proteger o patrimônio socioambiental do país através da criação e gestão de unidades de conservação (UCs) federais, que são áreas delimitadas para proteção com importantes características naturais e que têm por objetivo promover a conservação e manutenção de seus recursos ambientais.

Além disso, é responsável pelo fomento e execução de programas de pesquisa da biodiversidade por todo o país, através de centros especializados, como o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais.

Chico Mendes, que dá nome ao Instituto, foi um ecologista e seringueiro que lutou pela proteção da Amazônia e pelos direitos de povos que se utilizam da floresta e de seus recursos de uma maneira equilibrada, respeitosa e não predatória.

Sua luta levou à criação de uma das 12 categorias de UCs, a Reserva Extrativista, que tornou-se referência internacional para a proteção do meio ambiente como forma de inclusão social. Ele foi essencial para mostrar que é necessário o envolvimento de diversos atores, em especial de pessoas que dependem diretamente de recursos naturais para sua sobrevivência, para garantir a permanência de um meio ambiente equilibrado.


🔎 Para saber mais:

Para que serve o Instituto Chico Mendes?

🛜 https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/27802-pra-que-serve-o-instituto-chico-mendes/


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


São Caetano do Sul, 28 de agosto de 2023.

Aniversário ICMBIO

💚 28 de Agosto - Aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)


🎂 O aniversário é dele e o presente é nosso!!!


O ICMBio completa hoje 16 anos. Criado em 2007, ele é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), conjunto de órgãos públicos responsáveis pela proteção ambiental no Brasil.

Uma das missões do Instituto é proteger o patrimônio socioambiental do país através da criação e gestão de unidades de conservação (UCs) federais, que são áreas delimitadas para proteção com importantes características naturais e que têm por objetivo promover a conservação e manutenção de seus recursos ambientais.

Além disso, é responsável pelo fomento e execução de programas de pesquisa da biodiversidade por todo o país, através de centros especializados, como o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais.

Chico Mendes, que dá nome ao Instituto, foi um ecologista e seringueiro que lutou pela proteção da Amazônia e pelos direitos de povos que se utilizam da floresta e de seus recursos de uma maneira equilibrada, respeitosa e não predatória.

Sua luta levou à criação de uma das 12 categorias de UCs, a Reserva Extrativista, que tornou-se referência internacional para a proteção do meio ambiente como forma de inclusão social. Ele foi essencial para mostrar que é necessário o envolvimento de diversos atores, em especial de pessoas que dependem diretamente de recursos naturais para sua sobrevivência, para garantir a permanência de um meio ambiente equilibrado.


🔎 Para saber mais:

Para que serve o Instituto Chico Mendes?

🛜 https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/27802-pra-que-serve-o-instituto-chico-mendes/


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


São Caetano do Sul, 27 de agosto de 2023.

Escola Municipal de Ecologia

♻ No dia 27 de agosto, comemoramos o Dia Mundial da Limpeza Urbana, data que nos leva à reflexão sobre a importância sanitária e social de manter as nossas cidades limpas. Esse trabalho é realizado diariamente pelos profissionais da limpeza e da coleta urbana, trabalhadores essenciais para a limpeza, organização e salubridade dos municípios e que precisam ser valorizados. Nessa data, muitas pessoas, em todo o mundo, se reúnem para realizar trabalhos voluntários, como varrer e limpar ruas, monumentos, praças e parques ou mesmo recolher resíduos descartados inadequadamente nas praias.


🏡 E você, o que faz para contribuir com a limpeza urbana?


📝 A Escola de Ecologia traz seis dicas de desperdício zero para evitar o acúmulo de resíduos sólidos e contribuir com a limpeza nas cidades:


♻ Separe o lixo e sempre descarte no local correto.

🐝 Prefira produtos ecológicos e biodegrdáveis.

👕 Recicle suas roupas.

👜 Leve suas sacolas para as compras.

🥤 Use garrafa de água reutilizável.

🚫 Evite produtos descartáveis.


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


São Caetano do Sul, 26 de agosto de 2023.

Árvores urbanas

🌳 🏙️ 🌳 As árvores urbanas desempenham um papel fundamental nas cidades e sua importância é amplamente reconhecida devido aos seus benefícios funcionais. Desempenham papel vital na manutenção da saúde do espaço urbano, por isso a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) fomenta uma série de ações para promover o seu plantio mundo afora.


🌳 🏙️ 🌳 Você conhece os benefícios da arborização urbana?


🌡️ Ameniza a temperatura

🍃 Filtra a poluição do ar

☔ Reduz enchentes e aumenta a permeabilidade do solo

🐝 Protege a biodiversidade

💖 Melhoria da qualidade de vida

🧘 Promoção da saúde mental

💰 Valorização das propriedades


🔎 Para saber mais:

EMBRAPA - Contando Ciência: Árvores

https://www.embrapa.br/contando-ciencia/arvores


Fonte:

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Benefits of Urban Trees. 2021, Disponível on-line in: https://www.fao.org/3/c0024e/c0024e.pdf. Data de acesso 23/08/2023.


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


São Caetano do Sul, 24 de agosto de 2023.

Escola Municipal de Ecologia

♻️ Venha conhecer a Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


🌻 GRUPOS: Lembrem-se de marcar data e horário para visita monitorada.

🌻 Verifique nossa programação.

🌻 Agende visita monitorada.


🐝 EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL É MUITO IMPORTANTE PARA O PRESENTE E O FUTURO SUSTENTÁVEL. 🐝


♻️ PARA MAIS INFORMAÇÕES

🖥 https://emec.scseduca.com.br/


São Caetano do Sul, 23 de agosto de 2023.

Capacitação das Mães Acolhedoras

🌱👩‍🌾 Neste mês de agosto a Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul capacitou 420 integrantes do programa Mães Acolhedoras com o curso Horta para Pequenos Espaços. Nesta primeira etapa de formação foram ministradas aulas teóricas sobre a implementação de hortas escolares, com vistas a fomentar os saberes necessários para a próxima fase de aulas práticas.


🥗 O evento contou com a ilustre presença do prefeito José Auricchio Junior e da Secretária Municipal de Educação Minéa Paschoaleto Fratelli.

🌱🥬🥕🍅

🔎 Para saber mais:

https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/noticia/4432


🌿 Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul


São Caetano do Sul, 23 de agosto de 2023.

Nihon Kohden

♻️ A Escola Municipal de Ecologia recebeu os colaboradores da @nihonkohdenbrasil na última sexta-feira (18/08) para ministrar uma oficina sobre Sustentabilidade, com foco em mudanças comportamentais individuais e coletivas, vistas na conscientização sobre nossa Pegada Ecológica, além de discutir ações e projetos de desenvolvimento econômico sustentável aplicado à economia circular.


Calendário Ambiental Mensal

Agosto de 2023

Dia 09

Dia Interamericano de Qualidade do Ar

Dia 14

Dia do Combate à Poluição

Conheça mais sobre plantas medicinais, carnívoras, tóxicas, ornamentais, cactos e suculentas.

A Escola de Ecologia possui várias espécies de plantas medicinais, carnívoras, tóxicas, ornamentais, cactos e suculentas.

Inscrição em eventos

Aguarde novas inscrições


Agenda

Agenda de Eventos/Cursos da Escola de Ecologia

Redes Sociais

Localização

Diretora: Sonia Maria Montini

Contato:  escola.ecologia@scseduca.com.br ou escoladeecologia@saocaetanodosul.sp.gov.br 

Telefone: (11) 4238-3027 / (11) 4223-5476

FacebookInstagramYouTube